segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Street Fighter IV



   E aí pessoal? Hoje vou falar de um game de bastante sucesso desde a era do Nintendo 64. O jogo Street Fighter é considerado um clássico e desde os tempo de seu auge vem sendo renovado, assim em julho de 2008, a Capcom - desenvolvedora original do título - lançou Street Fighter IV para Xbox 360, Playstation 3 e PC. Mais recentemente o game ganhou versões para iOS (iPhone e iPad) e para Android.
   A série que conquistou milhares de fãs durante a época do Nintendo e das casa de Fliperama, teve um grande obtáculo para sua continuação, reconquistar esses velho fãs e novos jogadores da nova geração. Mas para isso, ogame tem um grande histórico de sucesso, deixando todo jogador, independente de novo ou velho ancioso pra jogá-lo. Para você que não conhece o tamanho do nome da franquia, é bom saber que ela já foi inspiração de história em quadrinhos, desenhos, animes e até mesmo uma produção cinematográfica com o ator Jean-Claude Van Damme, o mesmo que interpretou o vilão em "Os Mercenários 2".
   Como é de costume, na maioria dos games de luta há uma história, mesmo que seja pequena e "sem graça", em Street Fighter IV isso não é diferente, a história é estranha e confuda, porém faz um pouco de sentido: Um ano após o lendário World Warrior Championship (SF2), acontece uma série de desaparecimentos de diversos lutadores pelo mundo inteiro. A agente da Interpol, Chun-Li e o Major Guile, da Força Aérea Americana, decidem investigar o ocorrido e descobrem sobre uma nova organização que surge das cinzas da Shadaloo, sua divisão de armas chamada de S.I.N.. Nesse meio tempo o francês Abel embarca junto a Chun-Li e Guile em sua missão de infiltração a base da S.I.N. e ganha uma certa rivalidade com o sargento americano, enquanto Cammy surge e passa a ajudar discretamente as investigações, deixando momentaneamente de lado sua vingança contra M Bison . Ao ficar sabendo da ameaça, Ken Masters buscou avisar o seu melhor amigo, Ryu, já que o que a S.I.N. queria verdadeiramente era o Dark Hadou (ou Satsui no Hadou) para concluir um projeto intitulado BLECE. O lider da divisão de armas, Seth, organiza um torneio com o intuito de atrair Ryu e drenar o seu poder. Como esperado Ryu chega as finais, sendo alertado por Rose sobre o perigo que se aproximava. Ryu tem um embate com Seth saindo-se vencedor, porém seu Dark Hadou insistiu em despertar e na tentativa de contê-lo, Ryu foca a energia em um Hadouken e dispara contra o projeto BLECE que estava quase concluído...
   O maior marco desse jogo em comparação aos outro da franquia, talvez seja por ele ter pego cada elemento que fez sucesso e foi bem recebido nos outros games da série. Assim, mesmo que você não jogue nenhum Street Fighter há anos e lembra de apenas alguns comandos sobretudo combos, pode ter certeza de uma coisa: você tem as mesmas chances do seu adversário de vencer essa luta, vá em frente!
   À este jogo, a Capcom anunciou várias novas ferramentas que auxiliam nos combates, entre elas está a Focus Attack que te permite absorver os ataques de seus inimigos e depois liberá-los de forma ofensiva ou inofensiva. Porém como já disse a essência do game continua presente e de qualquer forma, a melhor estratégia a ser adotada é apertar todos os botões de seu controle e torcer para que o resultado de tanto desespero seja um ótimo combo capaz de tirar pelo menos metade da vida de seu adversário.
   A jogabilidade do game continua praticamente a mesma, apesar de toda a nova era que está fazendo bastante sucesso, os produtores do game prefiriram conservar o estilo 2D que é um marco da série, porém os gráficos do game são em 3D, gráficos esses que melhoram muito, em Street Fighter IV. As texturas dos personagens e dos próprios cenários estão ótimas, durante a luta é possível perceber no rosto de cada personagem suas expressões faciais, sejam elas de dor ou de glória, etc. O cenário também está mais interativo com o game, deixando-o bem mais real.
   Street Fighter IV é um ótimo game, que consegiu restaurar o que havia de bom nos antigos títulos da série. Pode-se afirma com toda certeza que o game conseguiu cumprir seu objetivo, trouce de volta o brilho nos olhos de antigos jogadores e conquistou gamers da nova geração. Espero que tenham gostado e até mais!

Douglas Gaspar

Nenhum comentário:

Postar um comentário